Recebe conteúdo exclusivo

Dicas, ferramentas e tutoriais para utilizares o Marketing Digital a favor do teu negócio.

Ao submeter o email, concordas com a Política de Privacidade.
Facebook Ads: As 4 Estratégias de Licitação

Facebook Ads: As 4 Estratégias de Licitação

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Numa campanha de Facebook Ads, são muitos os factores que vão contribuir para a sua qualidade e desempenho: taxa de acção estimada, bom CTR, landing page e o anúncio (copywriting + imagem) são alguns exemplos.

Neste artigo vou partilhar contigo um outro factor em particular: as estratégias de licitação. Muitos anunciantes têm dificuldades em controlar os seus gastos ou, quando é a altura certa, em escalar o seu negócio através das campanhas.

Se já te deparaste com este tipo de problema e não arranjas forma de alcançar um custo por resultado/evento que seja do teu agrado e de acordo com as previsões, um entendimento mais detalhado sobre as estratégias de licitação que o Facebook coloca ao nosso dispor podem-te ajudar.

Vou falar sobre as diferentes abordagens que podes adoptar, como funcionam e as diferenças que existem entre algumas destas estratégias.

4 Tipos de Estratégias de Licitação

A distribuição dos anúncios por parte do Facebook é feito através de um formato de leilão e uma das variáveis que definem se ganhas a licitação é o valor que estás disposto a pagar para o anúncio aparecer.

Dentro das 4 estratégias de licitação que tens à disposição, numa delas não tens qualquer controlo dos custos, sendo que as 3 restantes dão-te a possibilidade de ter um controlo manual. Assim:

  • Estratégia sem controlo de custos, por defeito na plataforma:
    • Lowest Cost
  • Estratégia com controlo de custos, que podes definir manualmente:
    • Bid Cost
    • Target Cost
    • Cost Cap

Lowest Cost

Esta é a estratégia automática e sem controlo de custos, onde o Facebook vai licitar o teu anúncio com o objectivo de obter o custo mais baixo por evento de optimização.

Independentemente de optares pelo ABO ou CBO, o Facebook vai também gastar o valor total do orçamento que estipulaste para a campanha até ao final do dia ou ao longo da duração da mesma.

Esta estratégia de licitação caracteriza-se por gastar o orçamento de uma forma mais eficaz e, como disse anteriormente, sempre com o custo por resultado mais baixo possível.

De notar, no entanto, que este valor pode sofrer algumas variações ao longo do tempo.

Esta variabilidade pode surgir, por exemplo, com o aumento ou diminuição da concorrência. Quantos mais anunciantes estiverem a licitar para o mesmo objectivo, os custos tendem a aumentar. Por outro lado, uma menor concorrência traduz-se em custos mais baixos.

Bid Cap

Esta é uma das opções em que tens controlo sobre o valor da licitação. O Facebook não vai entregar nenhum resultado acima do valor que estipulares.

Uma estratégia de Bid Cap é menos flexível e se o valor que defines for demasiado baixo o Facebook vai ter dificuldades em distribuir o anúncio e consequentemente em entregar resultados.

Apesar de teres mais controlo sobre o custo do evento de optimização, tens esta desvantagem associada que pode influenciar o desempenho da campanha.

Para um melhor entendimento, imagina que o valor que estipulas para a tua Bid Cap é de 3€. O que vai acontecer é que, qualquer evento de optimização que fique disponível a partir de 3.01€ – podem ser 5, 10, 100 ou 1000 – o Facebook não vai tentar converter nenhum deles.

Estratégias de Licitação Facebook Ads: Bid Cap

Target Cost

Com o Target Cost, o Facebook vai entregar-te resultados onde o custo médio por resultado não apresente uma diferença superior a 10% do valor que estipulaste como controlo de custo.

Ou seja, é uma estratégia que te permite uma consistência nos custos ao longo de toda a duração da campanha.

Por exemplo, se defines como 5€ o valor de controlo e o custo médio está nos 3€, o Facebook vai procurar por resultados nos quais o custo se aproxime de 5€, mesmo que estejam disponíveis conversões a um preço mais baixo.

Esta estratégia tem também a particularidade de só estar disponível para estes 4 objectivos de campanha:

  • Instalações da Aplicação
  • Conversões
  • Geração de Leads
  • Vendas de Catálogo
Estratégias de Licitação Facebook Ads: Target Cost

Cost Cap

A mais recente adição à plataforma.

Com a estratégia de Cost Cap, o Facebook vai tentar entregar-te o maior número possível de conversões onde o custo médio seja o valor que estipules. Quer isto dizer que os resultados tanto podem ser abaixo ou acima do valor do Cost Cap.

É como se fosse um equilíbrio entre gerar os melhores resultados a um preço que te seja acessível.

Recordas-te do exemplo que dei para a estratégia de Bid Cap? Com o Cost Cap, o Facebook muito provavelmente conseguiria garantir-te mais resultados dentro daquele cenário.

Ainda assim, há algumas condições que tens de considerar antes de optar por esta estratégia:

  • Tens de estar seguro em relação ao valor médio do custo por resultado/aquisição, para definires com maior exactidão o Cost Cap.
  • Este valor tem de estar relacionado com o evento de optimização que pretendes alcançar.
  • O Facebook só recomenda o uso desta estratégia depois de ultrapassada a fase de aprendizagem – geralmente acontece depois das 50 conversões.
  • Se não tens informação suficiente em relação ao CPA, recorre primeiro ao Lowest Cost para o determinar.

Resumidamente, ao utilizares o Cost Cap certifica-te que dispões de informação verdadeira e suportada com resultados, e não fruto do teu instinto ou achismos.

Estratégias de Licitação Facebook Ads: Cost Cap

Então, Que Estratégia Utilizar?

Bem, como não deverá ser novidade para ti, não há uma resposta clara e 100% definida no que toca a qual estratégia de licitação deverás escolher.

Tudo se resume a testes e a que abordagem se traduz nos melhores resultados para a tua campanha.

No mundo do Facebook Ads haverá sempre uma boa dose de imprevisibilidade e a capacidade de identificar o que resulta melhor é o que vai fazer com que o teu anúncio alcance um desempenho que vá de encontro às expectativas.

Ainda assim, há 4 aspectos que posso mencionar de forma a resumir um pouco o que foi dito ao longo deste artigo:

  • A estratégia Lowest Cost gasta o orçamento de uma forma mais eficaz mas não é constante ao longo do tempo.
  • A estratégia de Bid Cap, ao estipular um valor muito baixo, pode resultar em perda de conversões.
  • A estratégia de Target Cost pode funcionar melhor em campanhas de longa duração em que pretendes manter um custo por resultado estável.
  • A estratégia de Cost Cap pretende fazer com que haja um equilíbrio entre o número máximo de resultados possíveis de alcançar e o custo médio relativos a esses eventos de optimização.

Se tiveres alguma dúvida em relação às estratégia de licitação do Facebook, deixa um comentário que responderei brevemente.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Bruno Moura

Bruno Moura

Freelancer, PPC Manager, consultor e formador com mais de 10 de experiência em marketing digital. Segue-me no Facebook e Instagram.

  1. Daniel Moreno

    Olá Bruno

    Tenho feito algumas campanhas para conversões / vendas da minha loja online.
    Orçamento dia 10€ (não tenho muito dinheiro)
    Estratégia de licitação – Custo mais baixo

    Começa sempre bem tipo varias conversões num sábado (custo médio por resultado 2€)
    Depois vem Domingo e desaparecem as conversões (supostamente um dia melhor)

    Devo estar a meter o pé na poça em algum lado.
    Aparece uma mensagem “Aprendizagem limitada” não vai atingir as 50 conversões.

    Talvez deva seja melhor alterar a estratégia de licitação….

    Será que me podes dar uma dica.

    Obrigado Daniel 🙂

    1. Bruno Moura

      Olá Daniel!

      Domingo ser “supostamente” um dia melhor não passa disso mesmo, uma suposição.
      Importante é deixar as campanhas correr durante um bom período e identificar os melhores dias/horas.

      Como o orçamento é baixo e nunca vais conseguir sair do período de aprendizagem, o que podes testar é outro evento de optimização.
      Em vez de utilizares “Purchases” testa optimizar para passos anteriores, como “Add To Cart” ou até mesmo “View Content”.

      Quanto mais recuares, mais eventos conseguirás recolher.
      Quando obtiveres um bom número de conversões do evento, podes voltar a testar o passo seguinte.

      Abraço

Deixe uma resposta

Close Menu