Case Study

Jaime Roriz

  • Aumento de 54% no volume de negócios em 2019
  • Aumento de 41 para 163 leads / mês

Visão Global

Jaime Roriz Advogados é um escritório de advogados com sede em Lisboa, dimensionado para todo o território nacional.

Com mais de 20 anos de experiência e com uma equipa de profissionais das várias áreas do direito superior a 25 elementos, o escritório também conta com clientes na Noruega, Holanda, Bélgica, Espanha, Angola, Bali, Dubai, Tailândia, Austrália, França, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Irlanda, Caraíbas e Estados Unidos da América.

O escritório de advogados começou por oferecer, no mercado da advocacia, serviços jurídicos com preferência para áreas socialmente relevantes. Depressa se desenvolveu para uma oferta mais ampla de serviços jurídicos, incluindo-se uma forte incidência na área corporate e bancária, em concreto na área do apoio à criação de empresas.

Jaime Roriz Advogados é hoje um escritório com competências na maioria das áreas do direito, tais como o Direito da Família, Direito Comercial, Direito Imobiliário, Contencioso Bancário & Corporate e Direito do Trabalho.

No final do ano de 2019, o escritório cresceu também para Paris, França, onde se tenta estabelecer como uma solução de apoio jurídico e legal aos emigrantes portugueses mas também a todos que possuam assuntos da mesma natureza em Portugal.

CLIENTE: Jaime Roriz Advogados
INDÚSTRIA: Direito
SERVIÇOS: Serviços Jurídicos
WEBSITE: www.jaimeroriz.pt

Desafio

No final do ano de 2018 fui abordado pela Jaime Roriz Advogados com o intuito de melhorar o trabalho até então realizado no Google Ads.

Após uma breve auditoria às contas identifiquei erros básicos que não permitiam ao escritório obter retorno das suas campanhas: falta de mensuração das conversões, estratégia de bidding desadequada e o recurso a apenas palavras-chave amplas sem qualquer lista de negativas são apenas alguns exemplos.

De igual forma, também a estrutura do website e landing pages não eram as mais adequadas, com um copy fraco e demasiados formulários e CTA’s, que tornavam a experiência do utilizador algo confusa, resultando numa baixa taxa de conversão.

Solução

No que toca às campanhas o primeiro passo foi, com naturalidade, proceder à correcta configuração da conta e implementação das integrações necessárias para mensurar os objectivos.

Foram criadas novas campanhas, com uma nova estrutura e fraccionadas não só por localização mas também pelas várias áreas do direito, o que nos permitiu anunciar de uma forma totalmente relevante. A maior qualidade dos anúncios aliada ao aumento significativo das taxas de clique permitiu-nos de imediato aumentar o número de contactos recebidos, com uma redução do custo de aquisição.

A entrada de novos dados permitiu, umas semanas mais tarde, identificar os erros na estrutura do website e a elevada taxa de bounce rate alertava-nos para a má experiência do utilizador.

As páginas do website foram então revistas, com introdução de novas imagens e textos mais ricos e detalhados, assim como foram removidos e alterados elementos que estavam a dificultar a experiência, sobretudo em mobile. Também o índice de serviços foi renovado, com agrupamento das várias especialidades por categoria, permitindo uma navegação mais fluída ao utilizador.

Antes

Depois

Resultados

Google

Com as primeiras campanhas a serem lançadas no final de Janeiro, o ano de 2019 ficou marcado por um crescimento sustentado. Assim, e considerando o período de 1 ano, obtivemos 41 leads em Fevereiro de 2019 e 163 leads em Janeiro de 2020, o que significa um aumento de 298%.

Claro que, ao analisar este crescimento, temos de ter em conta o reforço do investimento que foi realizado ao longo do ano mas é importante frisar que o custo por resultado tem vindo a diminuir, fruto da constante optimização e melhoria das campanhas. Ou seja, em termos percentuais o aumento dos resultados é superior ao aumento do custo das nossas campanhas, o que se traduz num maior retorno.

No gráfico abaixo partilhado, a quebra que se assiste durante o mês de Outubro não corresponde à realidade pois problemas no website durante alguns dias não nos permitiu mensurar correctamente os pedidos que continuaram a dar entrada. Desta forma, podemos assumir que os valores ainda são melhores que os espelhados nos relatórios.

A taxa de conversão das leads de sensivelmente 50% é considerada muito positiva e permitiu à Jaime Roriz Advogados aumentar o seu volume de negócios em 54% durante o ano de 2019, em relação a 2018.

No que respeita aos escritórios de advogados a lei indica que tais profissionais apenas podem divulgar a sua existência não sendo bem vista a publicidade não solicitada. Dentro deste quadro que é um imperativo moral antes de ser uma imposição legal, não deixa de ser necessário divulgar a existência do escritório e responder às solicitações dos potenciais clientes. O Bruno Moura veio a revelar-se a pessoa certa para a tarefa.

Já anteriormente tinha divulgado a presença do escritório, recorrendo a outras empresas quer para construir o próprio website quer para proceder às métricas das pesquisas. Ao contrário de outros profissionais que contratei o Bruno interessou-se pelo meu negócio e pelas vicissitudes e limitações no que respeita à não publicidade por parte dos advogados e focamos-nos na divulgação da nossa existência e na resposta às solicitações de potenciais clientes.

O Bruno Moura tem como qualidades raras a sua enorme capacidade de síntese, o foco no objectivo final e a transparência na forma como lida com os temas. No relacionamento que temos tido, trocamos correio electrónico focados apenas no que é essencial. O trabalho e o negócio existentes na internet não se compadecem com floreados, antes exigem um consumo mínimo de recursos.

A eficácia do seu trabalho fez aumentar o meu volume de negócios em mais de 50% no ano de 2019. Aliado a esse sucesso, o Bruno Moura é um jovem de muito bom trato, capaz de manter uma conversa interessante e com uma visão ampla do mercado.

Jaime Roriz — Advogado

Close Menu