Case Study

Centro de Instrução Técnica

  • Redução do CPL em 72.27%
  • Aumento de 63 para 287 leads num mês
  • Aumento da taxa de conversão em 388.76%

Visão Global

O CIT – Centro de Instrução Técnica é uma escola de formação profissional com mais de 50 anos de actividade.

O CIT foi desenvolvendo novos cursos e aperfeiçoando métodos de trabalho ao longo dos anos e, dado que o seu método pedagógico se baseia agora na formação à distância, foi com naturalidade que aderiu ao mundo digital há alguns anos atrás.

Enquanto entidade formadora, o CIT está integrado no Sistema Nacional de Qualificações da República Portuguesa com a adesão ao processo de certificação da sua actividade pela Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT) e emite os certificados de formação profissional no âmbito do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação.

CLIENTE: CIT
INDÚSTRIA: Educação
SERVIÇOS: Formação Profissional
WEBSITE: www.cit.pt

Desafio

O CIT abordou-me com dois problemas principais: queda do número de leads ao longo dos meses e aumento drástico do custo por lead.

Após uma breve auditoria às contas, identifiquei vários problemas ao nível da estruturação das campanhas e mensuração de resultados que, aliados ao aumento da concorrência, levaram a um deterioramento do retorno e sucesso dos investimentos.

O objectivo definido para os meses seguintes foi a redução do custo por lead (situava-se nos 12/13€) que, consequentemente, nos ajudaria a atingir uma outra meta: dobrar o número de contactos.

O budget inicial era reduzido mas havia disponibilidade para aumentar assim que os resultados melhorassem.

Solução

Primeiro passo: corrigir todas as integrações e definir os objectivos e atribuições para que nos fosse possível mensurar correctamente todos os resultados.

Hierarquias incorrectas, objectivos desajustados, overlap de audiências, copy fraco e a falta de uso de landing pages específicas eram alguns dos erros. Decidi então que também seria sensato reconstruir todas as campanhas.

A criação de uma estratégia e estrutura de campanhas adequada para o negócio e ajustada ao website foi uma tarefa que me permitiu criar uma base sólida para tornar os objectivos exequíveis.

Assim, foram trabalhadas novas campanhas, novas audiências e criados novos anúncios, com um copy melhorado. A nova estrutura, aliada ao estudo das keywords, produziu efeitos imediatos nos nossos resultados.

Adicionalmente, mas não menos importante, efectuei algumas melhorias no website, com optimização das imagens, velocidade e estrutura das páginas dos cursos, com uma reestruturação do conteúdo e do formulário de contacto, com o intuito de aumentar a taxa de conversão.

Resultados

Google

Em sensivelmente 4 meses (Dezembro 2018 a Abril 2019) foi possível alcançar as metas traçadas e até mesmo superá-las, permitindo-nos escalar de imediato o orçamento e os resultados nos meses seguintes.

Resultados

  • Aumento do número de conversões em 355.55%
  • Redução do custo por lead em 72.27%
  • Aumento da taxa de conversão em 388.76%
Mês Leads CPL CVR
DEZ 18
63
10.35€
0.98%
ABR 19
287
2.87€
4.79%

Facebook

As campanhas no Facebook foram trabalhadas apenas uns meses mais tarde mas os resultados foram igualmente muito positivos.

As novas campanhas foram lançadas em Junho com um orçamento de 200€/mês pelo que, para permitir uma melhor interpretação dos resultados, optei por utilizar o mês de Setembro nesta comparação, dado o orçamento muito próximo do mês de referência (Dezembro de 2018).

Resultados

  • Aumento do número de conversões em 332%
  • Redução do custo por lead em 74.14%
Mês Leads CPL
DEZ 18
75
5.84€
SET 19
324
1.51€

Para fazermos uma promoção online eficaz e bem segmentada dos nossos serviços entendemos que era fundamental o recurso a profissionais qualificados na área do marketing digital. O CIT recorreu ao Bruno Moura em boa hora, que nos ajudou com a optimização dos anúncios, alcançando mais resultados e a um custo mais baixo.

Jorge Dionísio — CIT
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