Case Study
Centro de Instrução Técnica
- Redução do CPL em 72.27%
- Aumento da taxa de conversão em 388.76%
Visão Global
O CIT – Centro de Instrução Técnica é uma escola de formação profissional com mais de 50 anos de actividade.
O CIT foi desenvolvendo novos cursos e aperfeiçoando métodos de trabalho ao longo dos anos e, dado que o seu método pedagógico se baseia agora na formação à distância, foi com naturalidade que aderiu ao mundo digital há alguns anos atrás.
Enquanto entidade formadora, o CIT está integrado no Sistema Nacional de Qualificações da República Portuguesa com a adesão ao processo de certificação da sua actividade pela Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT) e emite os certificados de formação profissional no âmbito do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação.
CLIENTE: CIT
INDÚSTRIA: Educação
SERVIÇOS: Formação Profissional
WEBSITE: www.cit.pt
Desafio
O CIT abordou-me com dois problemas principais: queda do número de leads ao longo dos meses e aumento drástico do custo por lead.
Após uma breve auditoria às contas, identifiquei vários problemas ao nível da estruturação das campanhas e mensuração de resultados que, aliados ao aumento da concorrência, levaram a um deterioramento do retorno e sucesso dos investimentos.
O objectivo definido para os meses seguintes foi a redução do custo por lead que, consequentemente, nos ajudaria a atingir uma outra meta: dobrar o número de contactos.
O budget inicial era reduzido mas havia disponibilidade para aumentar assim que os resultados melhorassem.
Solução
Primeiro passo: corrigir todas as integrações e definir os objectivos e atribuições para que nos fosse possível mensurar correctamente todos os resultados.
Hierarquias incorrectas, objectivos desajustados, overlap de audiências, copy fraco e a falta de uso de landing pages específicas eram alguns dos erros. Decidi então que também seria sensato reconstruir todas as campanhas.
A criação de uma estratégia e estrutura de campanhas adequada para o negócio e ajustada ao website foi uma tarefa que me permitiu criar uma base sólida para tornar os objectivos exequíveis.
Assim, foram trabalhadas novas campanhas, novas audiências e criados novos anúncios, com um copy melhorado. A nova estrutura, aliada ao estudo das keywords, produziu efeitos imediatos nos nossos resultados.
Adicionalmente, mas não menos importante, efectuei algumas melhorias no website, com optimização das imagens, velocidade e estrutura das páginas dos cursos, com uma reestruturação do conteúdo e do formulário de contacto, com o intuito de aumentar a taxa de conversão.
Resultados
Google Ads
Em sensivelmente 4 meses (Dezembro 2018 a Abril 2019) foi possível alcançar as metas traçadas e até mesmo superá-las, permitindo-nos escalar de imediato o orçamento e os resultados nos meses seguintes.
Resultados
- Aumento do número de conversões em 355.55%
- Redução do custo por lead em 72.27%
- Aumento da taxa de conversão em 388.76%
Facebook Ads
As campanhas no Facebook foram trabalhadas apenas uns meses mais tarde (lançadas em Junho de 2019) mas os resultados foram igualmente muito positivos.
Os dados abaixo apresentados representam a evolução entre o mês de Dezembro de 2018 e Setembro de 2019.
Resultados
- Aumento do número de conversões em 332%
- Redução do custo por lead em 74.14%
Para fazermos uma promoção online eficaz e bem segmentada dos nossos serviços entendemos que era fundamental o recurso a profissionais qualificados na área do marketing digital. O CIT recorreu ao Bruno Moura em boa hora, que nos ajudou com a optimização dos anúncios, alcançando mais resultados e a um custo mais baixo.
Jorge Dionísio — CIT
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